Você está aqui: Sistema > Bases de Dados

Bases de Dados

DIEESE publicado: 27/09/2015 07h40, última modificação: 22/03/2016 10h42.

As bases de dados utilizadas para a produção de indicadores no Sistema de Informações Geográficas do ONESC representam o esforço de se buscar constituir um sistema que relacione um conjunto bastante amplo de informações ao segmento da economia solidária e do cooperativismo. O conhecimento dessas bases, com um aprofundamento analítico sobre suas condições de consistência estatística e suas potencialidades de uso, permite a realização de exercício com essas bases, em alguns momentos propondo um cruzamento entre elas, gerando novas informações.

As bases de dados do portal foram definidas pela Senaes/MTb e pelo DIEESE, com o auxílio de entidades de representação da economia solidária, de gestores e de pesquisadores da área.

A seguir serão apresentadas as informações sobre as bases de dados utilizadas na elaboração desses indicadores:

Sistema Nacional de Informações de Economia Solidária
Descrição: O Sistema Nacional de Informações de Economia Solidária (SIES) constitui-se em um mapeamento que buscaidentificar e organizar as informações sobre a Economia Solidária, isto é, empreendimentos de economia solidária e entidades de apoio e fomento em todo o Brasil. O SIES foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) em parceria com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária.
Fonte:  Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES
Ano-Base: 2009 a 2013
Relação Anual de Informações Sociais
Descrição: A RAIS é um Registro Administrativo, de periodicidade anual. Criada em 1975 com o objetivo suprir necessidades de controle, de estatísticas e de informações às entidades governamentais da área social, além de ser um instrumento indispensável à administração pública para a aplicação e cumprimento de normas legais, ao longo dos últimos anos a RAIS tem se tornado fundamental como meio para o entendimento do mercado de trabalho formal brasileiro.

A RAIS é, na prática, um censo anual com o qual se pode aprofundar o conhecimento sobre as principais características de assalariados celetistas e estatutários no país. Além disso, através dela se podem inferir alguns aspectos da dinâmica econômica no nível local, até o município. Entretanto, seu uso como ferramenta estatística exige alguns cuidados, buscando levar ao maior rigor possível nas análises feitas a partir de sua observação.
Fonte:  Ministério do Trabalho Emprego - MTb
Ano-Base: 2011 a 2016
Programa Seguro-Desemprego
Descrição: O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo art. 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal, e tem por finalidade promover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado, em virtude da dispensa sem justa causa. As informações do seguro-desemprego podem ser analisadas de acordo com o local do estabelecimento onde o trabalhador estava registrado ou pelo local de moradia identificado no momento em que o cidadão foi requerer seu benefício.
Fonte:  Secretaria de Políticas Públicas de Emprego/MTb
Ano-Base: 2010 a 2017
Intermediação de mão-de-obra
Descrição: Atividade desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego por meio do Sistema Nacional de Emprego com objetivo de (re)colocar o trabalhador no mercado de trabalho. As informações acerca das exigências dos empregadores, ao disponibilizarem suas vagas nos postos de atendimento, servem de base para orientar a ação de encaminhamento do trabalhador na busca do emprego de forma a reduzir os custos de espera do trabalhador e do empregador.
Fonte:  MTb
Ano-Base: 2011 a 2017
IF.DATA
Descrição: O IF.DATA traz informações financeiras selecionadas sobre entidades do sistema financeiro nacional, entre elas de cooperativas de crédito. As informações são divulgadas trimestralmente.
Fonte:  Banco Central do Brasil - BCB
Ano-Base: 1º trim 2014 a 4ª trim 2016
Pesquisa de Estoques
Descrição: Apresenta informações conjunturais sobre o volume e a distribuição espacial dos estoques de produtos agropecuários prioritários e sobre as unidades onde é feita a sua guarda, tendo como unidade de coleta os estabelecimentos que se dedicam à prestação de serviços de armazenagem e estocagem a seco ou que têm a guarda de produtos agropecuários ou derivados. Isto é, oferece um quadro logístico relevante para gestores públicos e privados. Destaque para a variável de tipo de propriedade da empresa, que traz informações sobre cooperativas.
Fonte:  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
Ano-Base: 2º sem 2007 a 1ª sem 2016
Produto Interno Bruto Municipal
Descrição: O IBGE em parceria com órgãos estaduais de estatística divulga as estimativas do Produto Interno Bruto - PIB dos municípios. Na divulgação, são apresentados a preços correntes os valores adicionados brutos dos setores da Indústria, Agropecuária e Serviços, além dos impostos, líquidos de subsídios. Também é apresentado o valor do PIB e do PIB per capita. O valor adicionado bruto da Administração, saúde e educação públicas e seguridade social, embora inserido no setor de Serviços, é divulgado em separado, tendo em conta a importância dessa informação no âmbito dos municípios.
Fonte:  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
Ano-Base: 2010 a 2014
Censo Demográfico
Descrição: O Censo Demográfico revela as principais características demográficas e socioeconômicas da população brasileira nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas.
Fonte:  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
Ano-Base: 2010
Índice de Desenvolvimento Humano – Municipal
Descrição: O índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) é uma medida composta de indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda e que, por sua vez, são as mesmas dimensões do IDH elaborado no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Entretanto, a metodologia sofre adequações em função das especificidades dos municípios brasileiros e da disponibilidade de dados.
Fonte:  Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD
Ano-Base: 2010
Censo Escolar da Educação Básica
Descrição: Levantamento anual de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional, realizado com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula, movimento e rendimento escolar.
Fonte:  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP
Ano-Base: 2010 a 2016
Censo da Educação Superior
Descrição: O censo da educação superior é de âmbito nacional e periodicidade anual. Foi criado com a finalidade de produzir informações sobre a educação superior no Brasil. A coleta tem por objetivo principal oferecer aos dirigentes das instituições, aos gestores das políticas educacionais, aos pesquisadores e à sociedade em geral, informações detalhadas sobre a situação atual e as grandes tendências do setor.
Fonte:  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP
Ano-Base: 2010 a 2016
Base de Catadores
Descrição: Banco de dados de apoio do Governo Federal aos empreendimentos de catadores e catadoras de resíduos reutilizáveis e recicláveis - elaborado com as informações de quatro órgãos da administração pública federal (SENAES, FUNASA, MMA e CNPq), um banco público (BNDES) e uma empresa mista sob controle da União (PETROBRAS), uma fundação de direito privado ligada a um banco público (FBB) - do qual são analisadas as informações mais relevantes e realizado o cruzamento com os seguintes bancos de dados: a RAIS, o SIES e o Sistema de Monitoramento e Avaliação da Coleta Seletiva Solidária - SMACS.
Fonte:  Secretaria Geral da Presidência da República
Ano-Base: 2004 a 2014
EAF
Descrição: Base de dados oriunda do segundo mapeamento da Economia Solidária, realizada entre os anos de 2009 e 2013, contendo informações sobre as organizações que desenvolvem ações nas várias modalidades de apoio direto aos empreendimentos econômicos solidários, tais como: capacitação, assessoria, assistência técnica e organizativa e acompanhamento.
Fonte:  Secretaria Nacional da Economia Solidária - SENAES
Ano-Base: 2009 a 2013
DAP Jurídica
Descrição: A Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - DAP é o instrumento utilizado para identificar e qualificar as Unidades Familiares de Produção Rural e suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas.
Fonte:  Ministério do Desenvolvimento Agrário
Período-Base: Maio de 2015 e Dezembro de 2016