Você está aqui: Observatório > Como funciona?

Como funciona?

DIEESE publicado: 21/01/2016 15h00, última modificação: 26/01/2016 10h55.

Na fase atual, de implantação do ONESC, trata-se de um projeto de cooperação técnica entre o MTb/SENAES e o DIEESE. Este projeto prevê um conjunto de ações articuladas pelos três eixos metodológicos a seguir:

  1. Organização e publicização dialogada da informação:

    Nos anos mais recentes, com a revolução das tecnologias de informação, um grande número de informações, com origem em pesquisas públicas e privadas, bancos de dados formados a partir de registros administrativos, cadastros de políticas públicas, entre outros, passaram a estar disponíveis de maneira dispersa, não articulada entre si, resultando, contraditoriamente, em uma redução do seu poder explicativo sobre muitos fenômenos que se pretende sejam estudados. A organização dessa informação, entretanto, não deve ocorrer de forma aleatória. Na metodologia do ONESC ela está referendada em um diálogo constante com os atores envolvidos com os temas investigados a fim de se elaborar as perguntas e identificar os problemas relacionados a segmentos da sociedade e que devem ser evidenciados e entendidos para que se passe a uma ação sobre eles. A informação passa, então, a ser organizada e disponibilizada de modo a ajudar os atores a entenderem os problemas, analisarem suas circunstâncias e elaborarem medidas para seu enfrentamento.

    O DIEESE tem o compromisso de elaborar, sistematizar e disponibilizar essas informações por meio de um sistema de consultas na internet, aberto a toda a sociedade.

  2. Produção de conhecimento orientado para a ação:

    No ONESC a informação precisa gerar um conhecimento da realidade. É necessário, portanto, que a informação, além de interpretada, seja relacionada a diferentes dimensões e olhares. Acredita-se, portanto, que a maior capacidade de um determinado grupo em relacionar informações de diferentes fontes elevará sua capacidade de reconhecimento da realidade para instruir a ação. O diálogo entre os diferentes atores implicados numa determinada realidade é fundamental na construção do conhecimento. A análise de conhecimentos sistematizados também contribui na elevação da capacidade dos atores de compreenderem determinados fenômenos e preparar a ação transformadora. Desse modo, produção de informação, pesquisa, análise e diálogo social se articulam na elaboração do conhecimento.

    Alguns estudos técnicos serão produzidos pelo DIEESE ao longo da execução do projeto, porém a expectativa é que a disponibilização de uma informação sistematizada promova muitas iniciativas nas universidades, organizações e mesmo governos de elaborar estudos, pesquisas, análises que caminhem na direção dos objetivos do Observatório. Essa disseminação de iniciativas poderia fundamentar a constituição de uma Rede em torno do ONESC e seus propósitos.

  3. Fortalecimento da participação e o controle social no ciclo das políticas públicas:

    O fortalecimento da participação e o controle social no ciclo das políticas públicas são entendidos como estratégia importante para a negociação de propostas e soluções em torno de problemas e desafios diagnosticados. Esta negociação deve ser colocada em um espaço em que as diferentes demandas e necessidades dos atores sociais acerca de determinados temas possam ser evidenciadas não com o interesse de anulá-las, mas para se constituir possibilidade de construção de convergências em torno de soluções. O Conselho Nacional de Economia Solidária é entendido como espaço privilegiado, porém não exclusivo. Outros fóruns vinculados à implantação de determinadas ações e políticas também podem ser frutíferos nessa direção, tais como redes, grupos de trabalho, etc.

    O DIEESE realizará algumas oficinas de formação para uso das informações disponibilizadas pelo ONESC, além de oficinas de diálogo para discutir os resultados dos estudos. Porém, a expectativa é que as organizações, fóruns, redes, empreendimentos se apropriem das informações e multipliquem seu uso de todas as formas que forem profícuas para o desenvolvimento da economia solidária.