Você está aqui: Observatório > O que é?

O que é?

DIEESE publicado: 21/01/2016 15h00, última modificação: 21/03/2016 10h07.
Observatório Nacional da Economia Solidária e do Cooperativismo (Onesc)

O Observatório Nacional da Economia Solidária e do Cooperativismo (ONESC) é um instrumento para produção de informações, estudos e análises orientados por problemas elaborados pelos atores sociais, estudiosos, conselheiros e gestores públicos que agem, formulam e executam ações para o desenvolvimento da economia solidária no Brasil.

A implantação do ONESC é, também, parte da estratégia de divulgação e reconhecimento da economia solidária.

Dessa forma, o ONESC contribui para a consolidação do Sistema de Informações da Economia Solidária e deve se consolidar com um órgão técnico do Conselho Nacional de Economia Solidária.

É um projeto que está sendo implantado em parceria pelo MTb/SENAES e DIEESE, iniciado em 2015 e com perspectiva de desenvolvimento até 2019. A estratégia central do projeto é promover o diálogo com os atores que atuam nesse campo para pensar a estruturação do Observatório e o seu funcionamento, para identificar demandas de informações e fontes de dados, criar espaços de articulação de usuários e produtores de informações, criar espaços técnicos para a formulação de indicadores e dialogar sobre os resultados alcançados e estimular a elaboração de propostas que visem à transformação das realidades diagnosticadas.