Você está aqui: Observatório > Por quê?

Por quê?

DIEESE publicado: 21/01/2016 15h00, última modificação: 21/03/2016 10h10.

A constituição do Observatório Nacional da Economia Solidária e do Cooperativismo foi uma das recomendações da terceira Conferência Nacional da Economia Solidária, realizada em 2015, o que fortaleceu as iniciativas preliminares da SENAES nessa direção.

A iniciativa mais relevante que convergiu para o ONESC foi a criação e manutenção do Sistema de Informações da Economia Solidária – SIES, a partir de 2003. Com uma ampla base de informações resultantes de dois processos de pesquisa de campo, o SIES começa a ser adensado com outras iniciativas tais como a criação Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários – CADSOL, a pesquisa amostral sobre Sócios e Sócias de Empreendimentos Econômicos Solidários e a proposta de constituição do Observatório.

Há também uma percepção de existência de diferentes órgãos públicos desenvolvendo políticas que atendem ou poderiam atender à economia solidária, porém as informações utilizadas ou geradas no âmbito dessas políticas não estão integradas, articuladas e disponíveis para o uso comum e das organizações sociais no planejamento de suas ações.

Do mesmo modo, há um conjunto de informações demandadas pela economia solidária que estão dispersas em diferentes espaços de consulta e sem uma organização orientada pelas questões específicas dos empreendimentos, suas organizações de representação, dos formuladores de políticas públicas para este campo, estudiosos e outros grupos interessados nas temáticas afins.

Por fim, na medida em que evoluem os processos organizativos e tornam-se mais complexas as demandas por políticas públicas, além das informações organizadas, torna-se fundamental fomentar uma produção de conhecimento aplicada à ação dos atores e dos formuladores de políticas públicas para este campo.