Você está aqui: Sistema > O que é?

O que é?

DIEESE publicado: 21/01/2016 15h20, última modificação: 21/03/2016 13h20.

O portal do Onesc foi elaborado com o objetivo de dar visibilidade às informações relacionadas à economia solidária e ao cooperativismo e de fortalecer os esforços da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho (Senaes/MTb). Portanto, ele surge surge da necessidade de aprimorar o conhecimento sobre necessidades, dificuldades e potencialidades da economia solidária e do cooperativismo. Com mais informações sobre o tema será possível melhorar as políticas públicas relacionadas à questão e auxiliar no desenvolvimento sustentável do setor.

O portal foi desenvolvido sobre um Sistema de Informações Geográficas que é um sistema de consulta de informações, incluindo espacialização e georreferenciamento, criado tendo como plataforma o I3geo, software livre criado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o objetivo de processar e disseminar dados geográficos.

O Sistema de Informações Geográficas do Observatório Nacional da Economia Solidária e do Cooperativismo compreende o desenvolvimento de informações georreferenciadas em um plano de mapas, mas também em diversos indicadores disponíveis em formato de tabelas.

As informações estão organizadas a partir de três referências:

  1. Empreendimentos de Economia Solidária: traz informações encontradas no Sistema de Informações da Economia Solidária (SIES) sobre quem são, como se organizam, o que produzem, como vendem, onde estão, entre outras que ajudam a conhecer melhor esse campo.

  2. Cooperativismo e associativismo popular: onde se podem encontrar informações de organização associativa ou cooperativa de segmentos específicos, tais como os catadores de material reciclável e da agricultura familiar, bem como sobre as cooperativas de crédito. São empreendimentos que não se encontram na base do SIES, mas que guardam semelhanças organizativas e que indicam um campo possível de articulação.

  3. Território e economia solidária: é a área do portal reservada para conhecer as localidades onde os empreendimentos da economia solidária se encontram. Traz informações sobre o que tem disponível de apoio e fomento para a economia solidária, aspectos da população local, informações sobre a economia, a educação, o mercado de trabalho, sobre as políticas sociais e ainda sobre as cooperativas existentes nessas localidades.

Os dados podem ser verificados por Estados, por Grandes Regiões e municípios. Como as informações estão disponíveis para todos os municípios onde existe pelo menos um empreendimento da economia solidária declarado no SIES, o usuário pode criar sua própria região com finalidade de estudo, selecionando diferentes municípios ao mesmo tempo.

O Sistema também disponibilizará uma área destinada aos estudos elaborados pelo Observatório da Economia Solidária e do Cooperativismo.